Home / Avaliações Psicossociais (Análise de Risco)
Avaliações Psicossociais (Análise de Risco)
Metodologia de Trabalho
A avaliação psicossocial tem como objetivo analisar a história clínica pessoal e ocupacional do colaborador, através de aplicação de testes psicológicos específicos.
A avaliação deve ser executada no momento da seleção do candidato assim como periodicamente, visando identificar os aspectos psicológicos, emocionais e comportamentais para trabalhar em segurança em locais considerados de alto risco.
O Objetivo
O objetivo da avaliação é mapear o perfil psicológico do colaborador e analisar as condições de exposição ao risco, com o intuito de prevenir acidentes e preservar vidas. Ou seja, detectar se a pessoa possui suporte psicológico adequado para o enfrentamento das condições estressoras a que se submete, sem o risco de perda do seu autocontrole.
Visando a importância da saúde e da segurança dos colaboradores que trabalham em ambientes desfavoráveis e hostis, o Ministério do Trabalho, através das Normas Regulamentadoras NR – 10 “Trabalho com eletricidade”, NR – 12 “Trabalho com operação de máquinas e equipamentos móveis”, NR – 20 “Trabalho com líquidos combustíveis e inflamáveis”, NR – 23 “Proteção e combate contra incêndios”, NR – 33 “Trabalho em espaço confinado” NR – 34 “Trabalho em construção naval” e NR – 35 “Trabalho em altura”, exige de todas as empresas, a Avaliação Psicossocial.
Os motivos para se realizar a avaliação psicossocial são:
Identificar e mapear os riscos da função
Analisar as condições de exposição ao risco
Analisar o perfil comportamental e atitudinal do colaborador
E por fim, devolução de resultados.
Detectar se o colaborador possui suporte psicológico adequado para o enfrentamento das condições estressoras a que se submete, sem o risco de perda do seu autocontrole.
E em quais situações fazer avaliação psicossocial?
- Admissional – avalia as experiências anteriores com SST, acidentes, lições aprendidas e expectativas frente a vaga.
- Periódico – atuar a avaliação dos construtores e observar a condição de continuar lidando com os riscos.
- Retorno ao trabalho – avaliar o fator que levou ao afastamento, a evolução do caso, as condições para readaptação e ajustes, e vulnerabilidade.
- Troca de risco ocupacional – avaliar o que muda na percepção do risco ocupacional. A avaliação segue com foco nos constructos.
- Demissional – avalia-se o quanto existe de desgaste, estresse e as condições de saúde para novos ambientes e riscos.
O que contém?
De acordo a Resolução nº 2, de 21 de janeiro de 2022, “a avaliação psicossocial deverá ser individual, e incluir informações direta ou indiretamente coletadas sobre o trabalho, ambiente e gestão”.
A avaliação psicossocial contém:
- Entrevista
- Aplicação de testes de atenção e personalidade
- Questionário para identificação preliminar da Burnout
- Escala de indicadores de risco psicossocial
Após análise geral, a empresa recebe o atestado de aptidão, o funcionário tem direito a uma devolutiva e orientação, e no prazo de até dez dias a empresa recebe um laudo completo sobre a avaliação e riscos.